Curso de Extensão Universitária à Distância

A Precariedade do Trabalho no Capitalismo Global
O Mundo do Trabalho Através do Cinema
Terceira Edição

Coordenação-geral: Prof. Dr. Giovanni Alves (UNESP)

De 15 de junho a 15 de dezembro de 2012

Promoção

Projeto Tela Crítica
Rede de Estudos do Trabalho
Grupo de Pesquisa "Estudos da Globalização"


Apoio

Campus de Marília

Inscrições
De 1 de maio a 15 de junho de 2012

Para Inscrever-se, Clique Aqui

 

Maiores Informações, Clique Aqui

 

FUNDEPE
Fone: (14) 34139399

 

 

 

Objetivos

1. Abordar temas da sociologia do trabalho através da análise critica de filmes clássicos do cinema mundial.

2. Tratar do problema da precariedado do trabalho no capitalismo global, buscando recuperar o potencial crítico-analítico das seguintes categorias sócio-ontológicas de trabalho, processo de hominização/humanização, capital como metabolismo social e capitalismo como modo de produção e reprodução social, classe e consciencia de classe contingente e necessária, condição de proletariedade e classe social do proletariado, crise estrutural do capital, "captura" da subjetividade do trabalho, sociometabolismo da bárbarie, alienação/estranhamento, fetichismo da mercadoria e fetichismos sociais, precarização do homem-que-trabalha e crise da vida pessoal.

3. Expor a metodologia de análise crítica de filmes como ferramenta pedagógica de formação da consciencia critica.

Público-Alvo
Alunos de graduação e pós-graduação, professores de ensino médio e ensino superior,
lideranças sindicais, politicas e comunitárias, advogados e magistrados trabalhistas,
e profissionais que lidam com o tema "trabalho."

 

Carga horária: 30 horas/aula

 

 

 

Conteúdo Programático


1. O conceito de trabalho: A perspectiva histórico-ontológica

2. O processo de humanização/hominização

3. Trabalho, capitalismo e vida pessoal

4. Trabalho, crise estrutural do capital e fetichismos sociais

5. Trabalho, classe e consciencia de classe

6. Precariedade salarial e precarização estrutural do trabalho


 

 

Avaliação

O Certificado de Conclusão do Curso de Extensão Universitária à Distância, com chancela da UNESP, Rede Estudos do Trabalho, Projeto de Extensão Tela Crítica e Grupo de Pesquisa Estudos da Globalização, deverá ser concedido aos alunos/as que tiveram freqüência constante e participação ativa no fórum de discussão e bate-papos virtuais organizados pelo coordenador-geral a título de avaliação. Além disso, será exigido, ao final do curso virtual, um trabalho escrito a ser redigido pelo aluno a partir de um tema pertinente ao conteúdo programático.

Bibliografia Básica

ALVES, G. O Novo (e Precário) Mundo do Trabalho, Editora Boitempo, 2000
_____. Dimensões da Reestruturação Produtiva, Editora Praxis, 2007
_________. Trabalho e Subjetividade. Editora Boitempo, 2011
____________. Trabalho e Cinema. Vol.1/2/3. Editora Praxis, 2006/2008/2010
ANTUNES, R. Os Sentidos do Trabalho, Editora Boitempo, 1999
_________ (Org.) Riqueza e Miséria do Trabalho no Brasil, Editora Boitempo, 2006.
______________ O Continente do Labor, Editora Boitempo, 2011
BIHR, A. Da Grande Noite à Alternativa, Editora Boitempo, 1998
BRAVERMAN, H. Trabalho e Capital Monopolista, Zahara Editores, 1980
CASTEL, Robert. As metamorfoses da questão social: uma crônica do salário, Editora Vozes, 1998
MARX, K. O Capital – Crítica da Economia Política, Volume I, Editora Abril, São Paulo, 1985
_________. O 18 Brumário de Luis Bonaparte e Cartas a Kugelman, Editora Paz e Terra, 1988.
MARX, K. e ENGELS, F.O Manifesto Comunista, Editora Boitempo, 1998
MESZÁROS, I. Para Além do Capital, Editora Boitempo, São Paulo, 2002
TURNER, G. Cinema Como Prática Social, Summus Editorial, 1988.
XAVIER, I (Org.). A Experiência do Cinema, Graal, 2003.

 

Metodologia Projeto Tela Crítica
Filmes a serem Analisados
Formato: DVD

“A Guerra do Fogo”, de Jean-Jacques Annaud

“Amor Sem Escalas”, de Jason Reitman

"Beleza Americana", de Sam Mendes

“De Olhos Bem Fechados”, de Stanley Kubrick

“A Greve”, de Serguei Eisenstein

“O Homem Que Virou Suco”, de João Batista de Andrade


 

Análise Crítica dos Filmes

A Guerra do Fogo
(La guerre du Feu, 1981)

O filme se passa nos tempos pré-históricos, em torno da descoberta do fogo. A tribo Ulam vive em torno de uma fonte natural de fogo. Quando este fogo se extingue, três membros saem em busca de uma nova chama. Depois de vários dias andando e enfrentando animais pré-históricos, eles encontram a tribo Ivakas, que descobriu como fazer fogo. Para que o segredo seja revelado, eles seqüestram uma mulher Ivaka. A crueldade e o rude conhecimento de ambas as tribos vão sendo revelados

 

Amor sem escalas
(Up in the Air, 2010)



Ryan Bingham (George Clooney) tem por função demitir pessoas. Por estar acostumado com o desespero e a angústia alheios, ele mesmo se tornou uma pessoa fria. Além disto, Ryan adora seu trabalho. Ele sempre usa um terno e carrega uma maleta, viajando para diversos cantos do país. Até que seu chefe contrata a arrogante Natalie Keener (Anna Kendrick), que desenvolveu um sistema de videoconferência onde as pessoas poderão ser demitidas sem que seja necessário deixar o escritório. Este sistema, caso seja implementado, põe em risco o emprego de Ryan. Ele passa então a tentar convencê-la do erro que é sua implementação, viajando com Anna para mostrar a realidade de seu trabalho.

Beleza Americana
(American Beauty, 1999)

Lester Burham (Kevin Spacey) não aguenta mais o emprego e se sente impotente perante sua vida. Casado com Carolyn (Annette Bening) e pai da "aborrecente" Jane (Tora Birch), o melhor momento de seu dia quando se masturba no chuveiro. Até que conhece Angela Hayes (Mena Suvari), amiga de Jane. Encantado com sua beleza e disposto a dar a volta por cima, Lester pede demissão e começa a reconstruir sua vida, com a ajuda de seu vizinho Ricky (Wes Bentley).

De olhos bem fechados
(Eyes Wide Shut, 1999)

Bill Harford (Tom Cruise) é casado com a curadora de arte Alice (Nicole Kidman). Ambos vivem o casamento perfeito até que, logo após uma festa, Alice confessa que sentiu atração por outro homem no passado e que seria capaz de largar Bill e sua filha por ele. A confissão desnorteia o sujeito, que sai pelas ruas de Nova York assombrado com a imagem da mulher nos braços de outro. Ele acaba em meio a uma reunião secreta e uma mansão afastada. Último filme do cultuado diretor Stanley Kubrick.

A greve
(Stachka, 1925)



Em 1912, durante o governo do Czar, a greve dos operários de uma fábrica é brutalmente reprimida pela polícia. Propaganda do regime soviético ao denunciar as barbáries do governo anterior.

O homem que virou suco
(1981)

Deraldo (José Dumont), poeta popular do Nordeste, chega a São Paulo sobrevivendo apenas de suas poesias e folhetos. Tudo vai muito bem até ele ser confundido com um operário de multinacional, que matou o patrão em uma festa onde recebeu o título de operário símbolo. Deraldo é perseguido pela polícia e perde sua identidade e condição de cidadão

 

Metodologia

O curso deve constar de 07 (sete) módulos didáticos tratando dos temas expostos no conteúdo programático.. Utilizaremos, em cada módulo, 1 texto de Aula Escrita (em.pdf), material pedagógico obrigatório a ser enviado por e-mail para cada aluno/a. A partir do módulo 2, os textos de Aula Escrita deverão apresentar, por meio da análise critica do filme, elementos categoriais-analíticos para o tratamento do tema em questão. Deste modo, o aluno/a poderá vincular a análise temática com a análise minuciosa da narrativa filmica. As análises criticas dos filmes servirão de pre-texto para a discussão de eixos temáticos propostos no conteúdo programático.

_________________________________________________

Kit Pedagógico Complementar


Como suporte pedagógico complementar OPCIONAL, serão utilizados, a partir do módulo 2, um conjunto de CD-ROM’s de Análise Critica dos Filmes de acordo com a metodologia do Projeto Tela Crítica. Nos Cd-ROM's, enviados pelo correio para cada aluno(a), deverão estar contidos, de forma sucinta, a análise de conteúdo da obra filmica a partir de temas tratados no decorrer do curso virtual. Cada Cd-ROM deverá conter slides que dissecam, por meio da teoria social critica, imagens e clips de video do filme em análise.

CD-ROM de Análise Crítica do Filme
Conheça os CD-ROM´s Tela Crítica

 

______________________________________________


O aluno/a deverá assistir previamente o filme em questão, utilizando DVD player; ler o texto de aula escrita; responder as questões de cada Aula colocadas a título de tarefa, utilizando o Fórum de Discussão.

Como apoio às atividades de leitura das aulas escritas, vinculadas a cada módulo temático, poderão ocorrer chats virtuais entre o aluno(a) e o professor.

É importante salientar que cada aula escrita deverá estar acompanhada da indicação de bibliografia básica como suporte teórico-analitico para a discussão do filme e dos módulos temáticos.


Antes do inicio do curso virtual, daremos todo apoio técnico para o pleno uso das ferramentas midiáticas de Internet.

Atenção

Requisitos Minimos Necessários para Participação no Curso Virtual:

1. Possuir conhecimentos básicos de Informática

2. Possuir habilidade de Acesso à Internet
(possuir e-mail e consultá-lo com frequência !).

3. Possuir computador e acesso a Internet.